Os Benefícios do Boxe
Voltar ao Blog

Os Benefícios do Boxe

Por Fernando Silva9 de janeiro de 20265 min de leitura

O boxe melhora sistema cardiorrespiratório, a coordenação motora e proporciona uma higiene mental. Como trabalha muito a parte cardiovascular, emagrece e tonifica os músculos.

O resultado depende do empenho e objetivo de cada aluno. Toda atividade física está interligada à disciplina e dedicação, torneia bastante o corpo e ensina boas técnicas de defesa pessoal.

Dependendo da intensidade do treino, 400 a 1000 calorias podem ser gastas. 10 minutos de corda é equivalente a 30 minutos de corrida. O boxe ajuda a aliviar o stresse do dia a dia e é simples para quem está a começar a aprender, mesmo assim a complexidade para chegar à perfeição fica perto do impossível de se obter.

Pode levar uma vida inteira para se tornar um mestre da Arte Nobre.

Desde o começo, um atleta é ensinado a lutar. Ele (a) irá aprender a dar socos fortes e rápidos. Os fundamentos serão praticados repetidamente até que se torne natural. É durante este começo que os lutadores são instruídos a manter a distância apropriada, a se proteger, movimentação de pernas e soltar golpes sem telegrafá-los.

Comparando o boxe com as Artes Marciais mais tradicionais. Os novos praticantes usualmente são ensinados a ficar numa postura muito impraticável, que levará a uma vulnerabilidade e sem defesas num cenário real de luta. Eles são ensinados a socar com uma posição de mãos e guarda baixa e introduzidos a um intrigante sistema de bloqueios que se baseia em ataques específicos de forma a que o adversário possa responder com a defesa apropriada.

Raramente um praticante de Artes Marciais solta um golpe num alvo que não seja o ar, e os seus movimentos parecem esquisitos e mecânico.

Os pugilistas aprendem combinações efetivas de golpes e desenvolvem seus diretos, ganchos, upercups e fintas. Ao mesmo tempo também aprendem técnicas de defesa como se desviar, baixar, mover o tronco, a cabeça e tirar um golpe do seu caminho. É muito comum para um treinador de boxe aplicar contragolpes enquanto faz Plastron com o aluno. Isto faz lembrar o aluno que é necessário prestar atenção às defesas mesmo durante a aplicação de um ataque ou em alguns casos em contra-ataque.

O pugilista rapidamente entenderá a importância de recuar suas mãos para a posição de defesa depois de soltar os seus golpes, caso contrário tomará um doloroso golpe. Constantemente o pugilista move-se pelo ringue, melhorando seu jogo de pernas bem como as suas defesas numa maneira fluída e natural.

O Boxe, dá uma grande condição física o que não acontece na maioria das Artes Marciais tradicionais. Os pugilistas executam exercícios para desenvolver força, velocidade e resistência.

Um pugilista é capaz de se defender da maioria das situações de defesa pessoal. É muito difícil enfrentar um oponente que está em constante movimento que faz combinações rápidas, explosivas, poderosas, consecutivas e que acerta com precisão, força e evita golpes enquanto se posiciona para contra-atacar.

Um pugilista tem resistência suficiente para continuar a lutar num ritmo forte e rápido enquanto que a maioria dos atletas já estarão exaustos até para se defender. Não é minha intenção desacreditar qualquer Arte Marcial ou os seus praticantes, eu estou simplesmente a colocar meu ponto de vista tomando como base a força de um pugilista bem treinado.

O boxe tem muito a oferecer como defesa pessoal mesmo que não queira competir num ringue.

Sobre o Autor

Fernando Silva

Treinador principal da Escola de Boxe Fernando Silva com mais de 20 anos de experiência na nobre arte.